Conteúdo

Informativos

Qual sua cor favorita?

Postado: 02, , Junho 2022

Se te perguntarem qual é a sua cor preferida, você saberia responder imediatamente?

Possivelmente, sim, já que as cores, mesmo de maneira subliminar, causam muitas influências na vida das pessoas. Inclusive, existe uma ciência que estuda especificamente as cores: Ela é denominada “colorimetria” e tem como função desenvolver métodos de quantificação da cor e também estudar o tom, a saturação e sua intensidade.

Além deste tipo de estudo, que é quantitativo, existe também um outro que os especialistas chamam de “psicologia das cores”, que estuda qual é o impacto que cada cor causa no cérebro humano, e inclusive quais são as emoções que podem ser despertadas por cada uma delas especificamente.

De acordo com o conceito, cada cor possui um significado, por isso causam diferentes emoções entre as pessoas. Portanto, a comunicação pode ser influenciada de forma direta a partir das possíveis interpretações de cada uma das cores. No marketing, por exemplo, transmitir a emoção pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar algum item.

Não é à toa que, por exemplo, as cores do Mc Donald’s são amarelo e vermelho.

Dessa forma, a psicologia das cores reconhece oito emoções primárias, e cada uma das emoções é representada por cores que desempenham um papel de influência no comportamento do ser humano. 

As emoções primárias são:

 - Raiva;

 - Medo;

 - Tristeza;

 - Nojo;

 - Surpresa;

 - Curiosidade;

 - Aceitação;

 - Alegria. 

De acordo com a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo. 

Assim, as cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes e todas têm um significado próprio! Seguem alguns exemplos:

- Vermelho: uma cor estimulante associada a emoções como paixão e raiva. Constantemente associada com emoções como: amor, força, liderança e vitória;

- Azul: certamente traz a sensação de calma, serenidade e tranquilidade e sentimento como harmonia, confiança e serenidade. Estudos sugerem que inclusive teria a capacidade de auxiliar na redução da pressão cardíaca;

- Laranja: cor relacionada à transformação, sensação de movimento, excitação e entusiasmo, desejo de ação! Remete-nos para sabores agradáveis, infância, segurança e sociabilidade;

- Verde: Muito associado à saúde, natureza, sensação de equilíbrio, paz, perseverança e sorte. Alguns estudos sugerem que auxilia no alívio do estresse;

- Branco: traz sensações como limpeza, pureza, inocência, simplicidade e honestidade. Muito associada à leveza, transparência e paz;

- Amarelo: dinamismo, estímulo, conforto e felicidade. Por ter a capacidade de estimular a concentração e o intelecto é muito associada à sabedoria, além de alegria e otimismo.

Estes são alguns exemplos de cores e os efeitos que elas possuem sobre as emoções humanas. Quando este ponto é avaliado, ao se escolher a paleta de cores que irão compor um ambiente, é muito importante pensar em quais sensações desejamos que seja despertado nesse cômodo em particular. 

As cores das paredes de um ambiente exercem diversas sensações sobre as pessoas e, quando usadas da forma correta, estimulam áreas do cérebro que podem promover sensações como excitação ou tranquilidade.

Paredes brancas ou coloridas? Tons neutros ou mais vivos? Ao planejar a pintura de um imóvel, vários fatores devem ser considerados. Ambientes contemporâneos pedem cores neutras, como branco, preto e cinza, mesclando cores fortes em alguns pontos, que pode ser feito com a utilização de cores intensas em objetos de marcenaria e mobiliários, por exemplo, criando um ambiente mais descontraído e alegre. Já um ambiente mais clássico pede tons pastéis, como a cor bege.

Embora não hajam “regras” fixas para o uso das cores, é importante destacar que para definir as cores mais adequadas a cada cômodo, temos que considerar muitas variáveis, como o ambiente e sua função.

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!