Conteúdo

Informativos

6 curiosidades sobre o mundo das cores!

Postado: 31, , Março 2022

Já parou para pensar onde vem o nome da cor verde ou laranja? E tinha ideia que uma cor que foi ‘eleita’ como a cor que mais acalma?

Para responder estas perguntas e te contar mais coisas, separamos 6 curiosidades surpreendentes sobre o mundo das cores:

 1) Quem inventou o círculo cromático?

Pelo círculo cromático é possível acompanhar a composição das cores, saturação e luz em um projeto de design. A paleta de cores do círculo é composta por três cores primárias: amarelo, azul e vermelho; três cores secundárias: laranja, violeta e verde e seis cores terciárias: a mistura das cores secundárias.

E, foi Isaac Newton quem o inventou. Durante um estudo ele percebeu que todas as cores derivariam das primárias: Azul, amarelo e vermelho e, assim, foi o primeiro a apresentar o círculo cromático, tão utilizado nos dias de hoje.

2) Sabe a origem do nome ‘verde’?

O nome verde já nasceu para a cor. A palavra é derivada do verbo 'vivere', que no latim significa verde, ou verdejar. A partir dessa palavra surgiu a associação do verde com o que ainda está nascendo, principalmente as plantas.

3) Pigmentos azuis já valeram mais que ouro

O azul ultramarino era feito a partir de lápis lazúli, uma pedra semipreciosa que antigamente só podia ser encontrada em montanhas do Afeganistão. Por ser rara, seu preço era quase o do ouro, e só as figuras mais importantes, como a Virgem Maria, tiveram a cor em sua imagem.

 4) A cor púrpura também já foi extremamente onerosa e até por isso até hoje essa cor é associada ao luxo

 O pigmento para essa cor inicialmente era extraído da secreção de um caramujo marinho. Para produzir uma única grama, eram necessários 9.000 espécimes. Assim, seu preço era altíssimo e só era usado para tingir artigos de luxo.

 5) Existe uma cor eleita como a mais calmante do mundo e é inclusive utilizada para propositalmente abaixar a agressividade de humanos

Trata-se da cor Baker-Miller Pink. Seu criador, Alexander Schauss, fez estudos em prisões e constatou que a cor ajuda a acalmar o ritmo cardíaco e a respiração.

 

E finalmente…

 

6) Quem veio antes a fruta ou a cor laranja? 

Antes do início do século XVI, a cor laranja não tinha nome na Europa e era conhecida simplesmente como amarelo avermelhado. Isso mudou quando comerciantes portugueses trouxeram para a Europa as primeiras laranjeiras da Ásia. A palavra sânscrita 'naranga' se adaptou para laranja e a mesma ficou associada à cor.

 

Mesmo que tenhamos nossas cores favoritas, nossos gostos e conceitos pessoais, é interessante saber que por trás de cada uma delas, há histórias, significados e até mesmo possuem o conceito da existência de formas bem peculiares, não é?

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!