Conteúdo

Informativos

Conheça tipos de pigmentos existentes

Postado: 18, , Fevereiro 2022

Os pigmentos são divididos em orgânicos ou inorgânicos

Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos, sintéticos ou naturais, e possuem diferenças entre si com relação à opacidade, resistência a intempéries, facilidade de dispersão e moagem.

Pigmentos inorgânicos

Os pigmentos inorgânicos se dividem em sintéticos e naturais:

  • Os inorgânicos naturais são geralmente óxidos e possuem menor cobertura, maior dificuldade de dispersão e menor poder tintorial;
  • Já os inorgânicos sintéticos; por serem produzidos em um processo industrial controlado; têm algumas propriedades melhoradas que proporcionam maior cobertura, uniformidade na cor, poder tintorial superior e melhor dispersão, o que resulta em estabilidade na aplicação.

Os pigmentos inorgânicos usam como matérias-primas os sais de metais como ferro, cobre, cromo, chumbo e cádmio, que são poluentes e podem ser prejudiciais à saúde tanto de quem os manipula, quanto à saúde dos usuários dos produtos finais obtidos; como as tintas produzidas com pigmentos que utilizam esses compostos, por exemplo. 

Dentre os pigmentos inorgânicos, um se destaca: o dióxido de titânio, que é o pigmento branco mais usado no mercado de tintas. 

Entre os coloridos, os óxidos de ferro são os mais presentes, pois possuem tons desde amarelo e vermelho, até o preto. Apresentam ótima resistência à luz e são utilizados normalmente em plásticos, tintas, fibras e em diversos outros produtos da construção civil. 

Há também pigmentos de amarelo de cromo e de laranja de molibdênio; alguns muito utilizados em tintas de demarcação viária em rodovias e ruas das cidades, por exemplo.

Atualmente os pigmentos à base de cromo, chumbo e cádmio não são muito utilizados, pois foram substituídos por pigmentos orgânicos que são muito menos tóxicos. Entretanto, em alguns casos, podem possuir maior custo, o que leva, todavia, alguns fabricantes a optarem por utilizar substâncias tóxicas. Por isso, o consumidor ainda deve ficar atento a estes detalhes. Não se pode ignorar o fato de que no mercado ainda existem sim produtos com composição nociva à saúde.

A Annetta não utiliza metais pesados na composição de seus produtos.

Gostaríamos de salientar que a Annetta não utiliza compostos caracterizados como carcinogênicos e nem metais pesados em nenhuma de suas formulações ou na composição de seus produtos. 

Pigmentos orgânicos

Já os pigmentos orgânicos são substâncias sintéticas que apresentam em sua estrutura química, grupamentos chamados cromóforos; responsáveis por lhes conferir cor.

Os pigmentos orgânicos pertencem basicamente a duas "famílias": A família do grupo azo e os policíclicos;

  • A grande maioria da família do grupo azo não tem resistência ao intemperismo, e por isso os pigmentos não podem ser usados para pintura externa;
  • Já os policíclicos possuem resistência ao intemperismo e à luz, e são empregados na produção de tintas imobiliárias e automotivas.

Os pigmentos orgânicos são utilizados em materiais e produtos de uso cotidiano, como tintas e vernizes, tintas gráficas, plásticos e polímeros; como brinquedos, utilidades domésticas, equipamentos eletroeletrônicos ou em acabamentos internos e partes de veículos. Os pigmentos orgânicos permitem a obtenção de todas as nuances de cores e todos os níveis de resistência.

Qual é melhor?

De modo geral, os pigmentos inorgânicos têm maior opacidade, poder de cobertura e de tingimento. Os pigmentos orgânicos têm mais brilho e transparência. Mas o que muitas vezes influencia a escolha em favor dos inorgânicos, é o fato de estes serem significativamente mais baratos.

Assim, são diversas as opções no mercado, e a melhor escolha de uso é aquela que se adeque às necessidades, disponibilidades regionais e filosofias de cada fabricante (não deixando de considerar os compostos que são nocivos à saúde e ao meio ambiente). 

É necessário um extenso trabalho laboratorial até alcançar a formulação ideal de cores e que possuam simbiose com as características desejadas na tinta, como cobertura, resistência intempéries, lavabilidade e outros. A Annetta possui amplo know-how e, inclusive, presta consultoria para que fabricantes de todo o mundo possam fornecer produtos de qualidade e isentas de substâncias cancerígenas.

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!