Conteúdo

Informativos

Da psicologia das cores a escolha do seu amarelo perfeito.

Postado: 30, , Dezembro 2021

Da psicologia das cores à escolha do seu amarelo perfeito 

Na Annetta, somos apaixonados por cores! E por isso, em nossas redes sociais, falamos um pouquinho mais sobre elas. 

As cores, além de tornar nosso cotidiano mais belo e diverso, possuem diferentes significados, capazes de gerar diferentes sensações. 

Por exemplo, o amarelo pode ser associado à calidez, pois possui muito brilho. Isso pode torná-lo um pouco difícil de ser observado e pode causar certa fadiga visual. Entretanto, também é descrita como alegre, calorosa e energética, podendo, inclusive, ter ação no aumento do metabolismo!

Além disso, ela é ótima para chamar atenção. Ela é uma das cores mais visíveis e é normalmente utilizada em anúncios e sinais de trânsito

Vale lembrar que as associações que as pessoas têm em relação às cores não são, necessariamente, universais. Tanto as diferenças culturais como as experiências individuais podem dar forma a como as pessoas se sentem em resposta a certas cores.

E você sabia que existem diversos tipos de pigmentos amarelos, os quais podem ser utilizados como matéria prima para corantes e tintas?

Eles diferem tanto no quesito mais óbvio, como cor e tonalidade, mas também em relação às suas propriedades físico-químicas. E aqui advertimos que muitos são tóxicos à saúde.

Muitos pigmentos inorgânicos contêm em sua composição compostos como o Cobalto, Chumbo, Cádmio e outros que, hoje, são sabidamente carcinogênicos (e não somente nos amarelos hein!).

Aqui, alguns exemplos de pigmentos amarelos:

Tóxicos

  • Oripigmento, também conhecido como Sulfeto de Arsênio, apesar de cor viva e considerada muito bonita é pouco empregado devido sua alta toxicidade. Além disso, possui a tendência de escurecer com o tempo.
  • Amarelo de pó de ouro ou cromato de chumbo. É tóxico e também escurece com o tempo. Pigmento barato que por anos foi muito utilizado no mercado das tintas.
  • Amarelo Cádmio ou sulfeto de cádmio. Dele existem diversas tonalidades como claro, médio, limão e laranja a depender da grossura dos grãos. Quando possui grãos finos, apresenta tendência esverdeada; quando grossos, cor amarelo puro. É tóxico se absorvido pelas vias respiratórias e por ingestão.
  • Amarelo cobalto é um mineral artificial que contém sal de cobalto. Decompõe-se facilmente. Tóxico.
  • Amarelo de barita ou Cromato de Bário. É um mineral artificial feito da combinação de cromo, barita e estrôncio. O benefício dele é que não enegrece, porém também é tóxico.
  • Amarelo de Nápoles, outro mineral artificial, também conhecido como Antimoniato de Chumbo. Ele é instável e tóxico. Possui tonalidade levemente esverdeada.
  • Amarelo de cromo ou cromato de chumbo. Venenoso, não é bom para uso. Devido a sua boa cobertura e custo, foi muito utilizado no mercado das tintas, principalmente industriais. É normalmente encontrado em quatro formas:
    • Amarelo limão, citron, ou cromato de estrôncio. Maior cobertura que o Amarelo de Bário (também Limão) e é mais brilhante. Torna-se esverdeado quando exposto à luz, devido à formação de óxido de cromo III.
    • Amarelo Médio ou cromato de chumbo puro.
    • Amarelo Escuro ou Alaranjado. Uma combinação de cromato de chumbo e cromato básico de chumbo.
    • Alaranjado de Cromo. Sua tonalidade varia de acordo com a quantidade de cromato de chumbo.

 

Não tóxicos

  • Amarelo índio ou euxantanato de magnésio, importado da Índia, possui cor sólida, mas não tem poder de cobertura.
  • Amarelo de gaude é de origem vegetal e não é resistente à luz. Sua tonalidade tende ao azul.
  • Amarelo luz ou amarelo lumière. Possui boas propriedades, desenvolvido para a indústria automobilística, resiste a altas temperaturas. Compatível com todos os meios, possui todas as qualidades juntas.
  • Amarelo de zinco é um mineral artificial composto por cromato duplo de zinco e potássio. É compatível com todos os pigmentos, porém possui cobertura fraca. É substituível pelo Amarelo de Cádmio e avermelha-se com a cal. Torna-se levemente verde com a luz.
  • Amarelo de marte é uma mistura de óxido de ferro e gesso ou argila. Dele pode-se obter Amarelo, Laranja, Ocre Vermelho e Marrom de Marte. Muito duro. Compatível com todos os pigmentos. Poder colorante e de cobertura forte. Possui tendência cromática terrosa e pode ser substituído pelos ocres naturais.

 

Estes são apenas alguns exemplos! Existem outros tantos amarelos no mercado de pigmentos e, como podemos perceber, existem pigmentos seguros e não seguros à saúde humana, e isso deve ser sempre um ponto de atenção na fabricação de corantes e tintas. 

A boa notícia é que para tintas imobiliárias já existe no Brasil uma legislação que limita o teor de chumbo na composição. Para tintas industriais, todavia, não, mas já é de bom tom os fabricantes não utilizarem esses tipos de substâncias, devido às convenções internacionais. 

De todo modo, é importante o consumidor ficar atento!

A Annetta orgulha-se de ser uma das pioneiras do mercado nesse quesito. Desde sua fundação, carrega em seu DNA o não uso de qualquer metal pesado ou substância cancerígena na composição de seus produtos. 

De forma geral, utilizamos pigmentos amarelos orgânicos, em que há um amarelo mais adequado para cada segmento. Por exemplo, no segmento de impressão gráfica, é necessário utilizar amarelos com maior poder de transparência, buscando entre eles a maior resistência à intempérie possível.

Já no segmento industrial, são necessários amarelos com boa resistência a alguns tipos de solventes para evitar sangramento, ou seja, manchas na pintura final. Além disso, eles precisam possuir boa resistência a álcali, ácidos e aminas. O uso de um pigmento sem resistência mudaria de cor em epóxi, por exemplo, quando ocorresse a mistura com o endurecedor.

Por fim, no segmento imobiliário, normalmente busca-se pigmentos amarelos com maior solidez à luz possível e preferencialmente com maior grau de opacidade (cobertura). É sempre importante levar isso em consideração em conjunto com o PVC ideal da base da pintura.

Dessa forma, existem muitas estratégias que um fabricante de tintas pode considerar a depender do seu foco de mercado, da sua disponibilidade de matérias primas, nicho de atuação de mercado e valores.

Nós da Annetta contamos com fornecedores que são homologados aos nossos criteriosos parâmetros de qualidade, sempre pensando excelência em qualidade e o fornecimento de produtos seguros a todos os seus usuários. 

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!